Casa de Apoio

Criada com o objetivo de oferecer auxílio escolar para crianças carentes, a Casa de Apoio da Associação Educacional dos Irmãos de Nossa Senhora funciona na parte da manhã para alunos(as) que frequentam a escola regular à tarde e  recebe de tarde os alunos(as) que vão para a escola na parte da manhã. Mas por causa da implantação do ensino integral o número de crianças para esta Casa tende a diminuir.

A maioria das crianças da Casa possui histórico de problemas familiares. “Há crianças que vivem em abrigos, que não têm pai ou mãe, ou que os pais são presos, doentes, alcoólatras e tantos outros”, conta a coordenadora pedagógica, Sandra Brasilina. A direção das escolas Padre Eustáquio e Dom Jaime de Barros, entidades parceiras, selecionou as crianças com mais dificuldades de aprendizagem e com condições de vida mais precárias. Depois de serem cadastradas, as crianças passam por uma entrevista e, em seguida, têm total acompanhamento escolar. Elas estudam nas escolas e fazem o ‘para casa’ na Casa de Apoio. Mas elas recebam muito mais que um reforço escolar. Elas crescem como ser humano, aprendem questões de organização, fazem reflexões de textos, orações, conversam sobre questões familiares e desenvolvem a criatividade.

Na sexta-feira as atividades são mais descontraídas, com aula de artes, informática, brinquedoteca, inglês, dança, etc. A variedade de atividades visam entre outros objetivos, a valorização dos vínculos sociais, fortalecidos pela convivência em grupo e pela própria vivência de compartilhar.

Finalizando o pequeno relato quero salientar a importância da presença das voluntárias Bete e Elizete e a ajuda dos jovens (40) do Projeto Educamar (Educando com Amor) do Colégio Padre Eustáquio. Poder contar com recursos humanos é condição básica para continuar prestando um atendimento com qualidade e atingir as crianças carentes.

 

 

Sede Provincial:
Rua Anchieta, 646 - Padre Eustáquio
Cep.30.720.370 - Belo Horizonte | MG
© 2014 Fráteres CMM
Direitos Reservados
SETH