Notícias
SEMANA PREPARATIVA PARA A ELEIÇÃO DO GOVERNO GERAL 04/06/2014

(Tilburg, 03/06-2014)

 

Iniciamos, no primeiro momento da semana preparativa da eleição do governo geral, com o ofício divino, a santa missa e café da manhã. As 09:00 h., abrimos o 10º dia do encontro com sugestões de uns números possíveis de candidatos para ser eleitos tanto para superior geral como membros do governo geral. Antes das sugestões de cada capitular, fizemos a leitura do “Vade Mecum” (espécie de regulamentos ou regras do jogo) da eleição. Depois, a explicação dos regulamentos, considerações e sugestões, questionamentos e esclarecimentos. Também foi dado o espaço para quem quiser manifestar seus desejos. Foi aprovado a sugestão de números do governo geral, que era de cinco e agora sé quatro pessoas (2 da indonésia e Quênia e Holanda 1 pessoa/cada).

Membros do governo geral atual, somente um (fr.Lawrence Obiko) se dispôs a ser indicado pelo capítulo para ser um dos demais indicados. Nesse primeiro dia da última semana foram indicados 27 frateres para ser candidatos: 2 de Namíbia, 5 da Quênia, 7 da Holanda, 1 de Timor Leste e 12 da Indonésia.

No intervalo fomos surpreendidos com a notícia do falecimento repentino, na Indonésia, fr. Tarsisius Mawikere (52 anos de idade). Na oração da noite, como de costume, rezemos o ofício dos defuntos, também foi lido o “curriculum vitae” dele, pois muitos frateres ainda não o conheceram.

No segundo dia (03/06/2014), continuamos com debates sobre processo de candidatos a serem eleitos (superior geral e membros). Houve muitos postos em comuns a respeito dos regulamentos tanto como candidatos, mas também as divergências visões e opiniões. No meio da discussão – em pequenos grupos – fomo surpreendidos, desta vez, pelo alarme de incêndio. Todos tinham de abandonar imediatamente o quarto e saímos correndo. Minutos depois nos informaram que não era incêndio, mas foi por causa que alguém fumou perto do alarme. Graças a Deus!

No terceiro dia (04/06/2014), retomamos a discussão sobre processo da eleição tanto como candidatos e suas qualidades necessárias como critério básico exigido para ser escolhido. Contudo, temos consciência comum de que ninguém é perfeito, todos temos limitações. Depois de discussão em pequeno grupo e plenário, temos pequeno sinal ou ideia sobre quem poderão ser eleito amanhã. Não temos mais reuniões, hoje a tarde, contudo temos tarefa de refletir e rezar ao Espírito Santo para nos iluminar e guiar rumo a eleição, amanhã, o superior geral e os membros do governo geral.

_________&&&__________


Sede Provincial:
Rua Anchieta, 646 - Padre Eustáquio
Cep.30.720.370 - Belo Horizonte | MG
© 2014 Fráteres CMM
Direitos Reservados
SETH