O Fundador

Joannes Zwijsen foi o primeiro filho de dez irmãos do segundo casamento de seu pai chamado, Petrus Zwijsen com sua mãe chamada, Wilhelmina van Herpen, após o falecimento da rpimeira esposa, Cornélia van Heeswijk. Zwijsen tinha sete irmãs e três irmãos, além de outras três irmãs, fruto do primeiro casamento de seu pai. São todos quatorze irmãos fruto dessas duas uniões conjugais. Além da carreira militar, Petrus Zwijsen também foi o moleiro. Joannes Zwijsen tinha também um outro irmão padre chamado, Henrique Zwijsen.

Joannes Zwijsen nasceu em Kerkdriel, na Holanda, a 28 de agosto de 1794. Recebeu sua ordenação sacerdotal em 1817. Dirigiu a paróquia de Heike, na cidade de Tilburg, de 1832 a 1851. Foi bispo coajutor do Vigário Apostólico de 's-Hertogenbosch de 1842 a 1851, e, Titular do mesmo vicariato, de 1851 a 1853.

Foi promovido a Arcebispo de Utrecht e Administrador Apostólico de 's-Hertogenbosch. Antes de fundar a congregação dos fráteres, Dom Joannes Zwijsen já tinha iniciado, em 1832, uma outra congregação feminina, sob denominação de: Congregação das irmãs da Caridade de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia – SCMM. Seus traços testamentários espirituais são: total confiança na Divina providência, a simplicidade de coração e a vivência concreta da misericórdia. As virtudes da mansidão e firmeza são o lema de sua vida pastoral. Dom Joannes Zwijsen faleceu a 16 de outubro de 1877, com 83 anos de idade.

Sede Provincial:
Rua Anchieta, 646 - Padre Eustáquio
Cep.30.720.370 - Belo Horizonte | MG
© 2014 Fráteres CMM
Direitos Reservados
SETH